Coisas que aprendi… II

Complementos vitamínicos não são papo de vendedor de laboratório farmacêutico…

******************

Verdade seja dita: biologicamente falando, toda mulher grávida é uma hospedeira. E o bebê lá dentro do útero, apesar de não ser um parasita, vai sugar tudo o que existe do corpo da mãe para o desenvolvimento e crescimento. É assim que é. Nesse momento é que o papel dos complementos vitamínicos e minerais entram em ação. Meses e meses de ácido fólico, vitaminas pré-natais, suplementos de ferro e cálcio, ômega-3, e tantas outras coisas que nunca nos demos conta.

Com exceção do ácido fólico e do ômega-3 (que são vitais para o desenvolvimento neurológico do bebê), pensar que tudo isso é para o filhotinho que está sendo gerado é um ledo engano. O bebê já está tirando da mãe tudo o que ele precisa. Os complementos são para o pobre do hospedeiro que dia após dia vai perdendo o que precisa para o corpo funcionar a contento. Ou melhor, hospedeira. E se a hospedeira não se garante com os complementos, vai ficar doente. E hospedeira doente não vai conseguir criar um ambiente propício para seu bebê. 

Já ouvi muitos relatos de mulheres que negligenciaram os complementos vitamínicos, por razões várias. Preguiça, falta de credulidade na importância deles, auto-flagelo, e outras tantas. Não pode. É escravizante, sim. Dá uma sensação de hipocondria, sim. Você abre a bolsa no restaurante e tira aquela caixinha de plásticos com várias divisórias, e todo mundo fica olhando, sim. Mas tem que fazer. O benefício só se vê lá na frente, quando a necessidade de uma cirurgia não te colocar em uma situação de risco, quando você não tiver uma anemia crônica sem volta, ou quando você nunca sofrer de osteoporose.

Se você está planejando engravidar, comece a tomar ácido fólico uns dois meses antes da primeira tentativa. E só pare lá no fim da gestação. Os outros complementos serão prescritos pelo obstetra, ao longo do pré-natal.

Respira fundo, paciência, e muita fé!

Published in: on janeiro 10, 2009 at 5:57 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://selmafelice.wordpress.com/2009/01/10/coisas-que-aprendi-ii/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: