E mais uma trincheira

E eu achando que essa seria a única trincheira da batalha…

Após 6 semanas no Brasil, cheguei na Coréia no dia 09 de outubro. No dia seguinte, uma sexta-feira, fui à consulta de rotina com a Dra. Sung. Quando cheguei no consultório, a enfermeira queria que eu tomasse 50 mg de glucose para o exame de diabetes gestacional. Eu argumentei que faria o exame na semana seguinte, pois estava muito cansada da viagem, e ela me disse que era melhor fazê-lo naquele dia mesmo, pois até que eu fizesse o ultrassom e passasse pela consulta ela teria tempo suficiente para tirar a amostra de sangue. Embalada pelo jetlag, caí na dela…

E tomei aquela gororoba açucarada com um pseudo gosto de laranja, que me embrulha o estômago só de pensar. E depois de uma hora, dois tubinhos com meu sangue já estavam devidamente identificados e a caminho do laboratório. Como na amniocentese, elas me ligariam quando o resultado estivesse pronto.

Na terça seguinte, recebo uma chamada no meu celular. Era a Dra. Sung:

Selma? Saiu o resultado do exame. Você está com diabetes. Venha refazer o exame, mas desta vez em jejum.

Meu mundo desabou. Novamente, fiquei no mas, mas, mas… Como assim, estava com diabetes gestacional? Carácoles, eu tinha feito os exames de glicose em jejum e pós-prandial no Brasil, e tudo estava ótimo! Ok, eu sabia que isso poderia acontecer, porque os tais hormônios que mexem com a insulina eram liberados pela placenta a partir da semana 26. Era exatamente a semana do meu exame.

Aí, eu pensei: Pô, minha dieta tem sido super-regulada. Sem massa, sem açúcar, comendo a cada três horas, muita água. Mais caxias do que isso, não dá. O que eu terei que fazer agora, eu não sei…

E chorei. Chorei muito. Diabetes gestacional não é uma coisa qualquer, e ela fora do controle faz com que a criança nasça com muitos problemas. Além do alto risco durante o parto, devido à pre-eclâmpsia que vem no “pacote”. Era o fim do meu desejo de ter um parto normal. E chorei mais.

Uma semana depois voltei ao consultório para a curva glicêmica. Tomei em jejum 100 mg de glucose – um copo de 300 ml – e por um instante achei que ia vomitar tudo no carpete da clínica. Rezei, respirei, pensei no outro copo de 300 ml que teria que tomar caso vomitasse. E consegui segurar o trem no meu estômago. Quatro horas – e quatro picadas em lugares diferentes do braço – depois, saí do consultório. E mais alguns dias para receber o resultado.

Passado alguns dias, atendo o celular e era a enfermeira-chefe da Dra. Sung:

Está tudo bem, você não tem diabetes gestacional. Passe amanhã para pegar seu prontuário.

Por um momento não acreditei, e pedi para ela me repetir todos os números. Estava tudo normalíssimo, tão normal quanto no Brasil. Chorei de novo, mas de alegria! E aí, tentei entender que raios tinha acontecido com o meu outro exame.

Era muito óbvio o que tinha acontecido:

  • eu não poderia ter feito o primeiro exame quando fiz. Estava cansada, com jetlag, hormônios do dia e da noite todos revirados. E, ainda por cima, tinha comido o meu lanchinho da tarde antes de ir pro consultório. Lanchinho + glucose + jetlag = resultado alterado.
  • não recebi a orientação correta. Não mesmo.
  • repetir um examinho é mais dinheirinho pro bolsinho da Dra. Maluca.

Poderia ser coisa da minha cachola, de novo. Mas na mesma semana fiquei sabendo que aconteceu o mesmo com a amiga canadense aqui do condomínio. Má orientação, resultado alterado, exame repetido.

Acho que depois dessa, eu aprendi definitivamente a lição…

Published in: on novembro 24, 2008 at 9:41 pm  Comments (3)  

The URI to TrackBack this entry is: https://selmafelice.wordpress.com/2008/11/24/e-mais-uma-trincheira/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Eu tinha avisado, voce nao me ouviu…

  2. Verdade verdadeira…

  3. Mas uma pegadinha da doctor Crazy, daqui a pouco ela tá filmando e mandando pro Silvio Santos… lol.

    Mas que bom que tá tudo bem! =) Já já a nenem chega..! Acho que 15 de dezembro é um bom dia!


Deixe uma resposta

